Terça-feira, 5 de Junho de 2012

As startups de Silicon Valley

Todas aquelas empresas norte-americanas, nascidas na 'incubadora' de startups, que dá pelo nome de Silicon Valley, tiveram como principio a criação de um projecto que criasse dependência aos utilizadores da internet.

 

Vejamos os casos mais actuais e mais conhecidos. O Google, motor de busca criado por dois estudantes universitários e a rede social Facebook, criada por três jovens estudantes e desenvolvida por um deles, o actual patrão (Mark Zuckerberg). Em relação ao Facebook, eu prefiro acreditar nesta teoria e julgo que não me vai trazer nenhum processo em tribunal. Mesmo que traga eu não tenho onde cair morto.

 

Ambos os projectos, começaram com o principio de se dedicarem somente à dependência do utilizador em relação ao projecto, mas depois começam alargar os horizontes de uma forma um pouco descabida, digamos. O Google, depois de ter criado o seu projecto principal, criou muitos outros projectos, alguns de um interesse cultural bastante importante, mas que ninguém, ou muito poucas pessoas utilizam. Aquilo de criar a maior biblioteca online, um dos grandes projectos deste motor de busca, não teve sucesso nenhum. O Google Earth que toda a gente acha piada, mas quase ninguém utiliza e estamos a falar de projectos megalómanos pelos custos que criam, na sua criação como também no seu desenvolvimento.

 

 

O Facebook, esta enorme rede social com cerca de 900 milhões de utilizadores activos, entrou em bolsa com um valor incrivelmente alto e agora está a desvalorizar de dia para dia, atingindo valores absolutamente fora da realidade inicial. Já desvalorizou mais de 10 dólares. Eu não sou analista, nem tenho conhecimentos para fazer uma análise desta desvalorização, mas se calhar é um sinal de profundo descrédito dos mercados e dos analistas em relação a este tipo de empresas, que nascem e que morrem com muita facilidade.

 

publicado por plasticidadedasletras às 22:36
link | favorito
Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.mais sobre mim


. ver perfil

. seguir perfil

. 1 seguidor

.pesquisar

.Junho 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

.posts recentes

. E aquelas pessoas que...

. Bullying não

. As startups de Silicon Va...

. Tenho um blogue, logo sou...

. Futre no jornal desportiv...

. As pessoas importantes só...

. 'Os James' também nos que...

. Serei o único a ser bem t...

. As mulheres de hoje já nã...

. Como fazer da outra pesso...

.arquivos

. Junho 2012

. Maio 2012

.tags

. todas as tags

.links

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub